Novos investimentos para uma nova realidade

Business finance man calculating budget numbers, Invoices and financial adviser working.

Criado por snowing – br.freepik.com

O ano de 2020 certamente pode ser considerado um ano de mudanças. Entre fatos novos em nosso cenário econômico e a pandemia que enfrentamos, a situação para quem busca investir é nada menos que complexa. Contudo, sempre existem oportunidades em meio ao mar de incertezas que uma crise gera, neste artigo tentaremos ajudar você a encontrar o seu porto seguro dentro dos diferentes tipos de investimento.

O que mudou?

A política de juros baixos proposta pelo governo brasileiro é o primeiro fator que apontaremos, pois ela influencia justamente nos investimentos tidos como mais seguros: poupança e renda fixa. Não muito tempo atrás era possível obter-se rendimentos de 14% ao ano com baixíssimos riscos, por meio de títulos de renda fixa corrigidos pela inflação + taxa SELIC. Porém, com a baixa nesta última, os ganhos de quem optava por esta modalidade de investimento caíram consideravelmente, fazendo com que os investidores buscassem opções com melhores resultado, ao custo de exporem-se mais ao risco.

Isto está gerando uma grande entrada de investidores nos mais variados mercados, aumentando o fluxo de transações, bem como os valores negociados, o que, em parte, explica a alta da bolsa de valores brasileira.

Como escolher?

Desta maneira, hoje o investidor que busca bons ganhos terá de escolher qual destes riscos prefere correr: mercado (questões macroeconômicas), crédito (saúde financeira do emissor dos títulos) ou liquidez (dificuldade de revender os títulos de investimento adquiridos).

Para fazer esta escolha é importante que, antes de mais nada, você trace seu perfil. Comece por definir o valor que pretende iniciar e qual seu objetivo com ele. A compra de um bem? Uma viagem? Uma fonte de renda paralela ou até mesmo uma reserva de emergência. Em seguida, com estas duas informações, defina seu nível de aversão a riscos. Objetivos muito maiores que o seu valor de início demandarão maior exposição ao risco, enquanto aqueles mais conservadores lhe permitirão investimento com menor chance de perda.

Os tipos de investimento são inúmeros: Tesouro Direto, CDI, Títulos Bancários, LCI, ETF’s, ações, entre outros. Para conhecer melhor estes ativos e o mercado como um todo, indicamos produtores de conteúdo especializados como o blog da XP Investimentos. Afinal, uma coisa é unanimidade entre todos os grandes investidores: bons resultados são atingidos por meio de muito estudo e visão pragmática do mercado.

O investimento no setor imobiliário

Criado por freepik – br.freepik.com

Outro fator que, claramente, afeta os mercados hoje, é a pandemia que vivemos (ela não poderia ficar de fora deste texto, não é mesmo?). Majoritariamente de maneira negativa, é bem verdade, todavia alguns cenários apresentam boas oportunidades, como os incentivos ao mercado imobiliário, assunto que já tratamos com mais detalhes neste post. Este tipo de investimento é tido como “tradicional” e, em tempos de incerteza representam uma oportunidade mais sólida, afinal podem resultar em uma nova renda com alugueis, além de uma valorização ao longo do tempo do imóvel como um todo, gerando lucro em uma eventual venda.

Nesta área é importante prestar atenção em alguns fatores chave, como a solidez da construtora ou incorporadora responsável pelo empreendimento, bem como suas práticas. Por exemplo: a empresa é adepta do Patrimônio de Afetação? Quanto ao empreendimento em si, certifique-se que ele é bem localizado, com estrutura e valor condizentes com sua vizinhança e serviços oferecidos pela mesma. Procure analisar empreendimentos bem estabelecidos na região que você pensa em investir e identifique quais são suas características em comum.

Qual a metragem dos apartamentos? O que oferecem em áreas comuns? Qual o perfil de morador? Estas são todas perguntas importantes na hora de identificar o tipo de empreendimento que obtém melhor sucesso em cada vizinhança, consulte seu corretor e estabeleça uma estratégia que leve estes fatores em conta.

Monitorar o mercado como um todo também é uma ferramenta importante. Órgãos como o SECOVI produzem relatórios periódicos com números e estatísticas relevantes para o setor. Desta maneira você poderá identificar macro-tendências e certificar-se que a maré está ao seu favor.

Por exemplo, veja o gráfico abaixo:

Fonte: SECOVI / EMBRASP

Com estes dados é possível constatar que, nos últimos 12 meses, tivemos uma considerável alta no lançamento de empreendimentos residenciais na Cidade de São Paulo. Uma subida desta magnitude da oferta gera impactos indiscutíveis no mercado, aumentando as suas opções e a competição pelo seu investimento. Por outro lado, este número vem ancorado por um levante na demanda, ou seja, pela maior quantidade de pessoas interessadas em investir em imóveis no momento, o que torna o timing imprescindível para a sua tomada de decisão.

Por fim, o perfil do imóvel é outro fator a ser observado. Na hora de gerar o retorno do seu investimento, seja no aluguel ou revenda, a velocidade irá depender diretamente dele. Para a maioria dos investidores, focar em imóveis que tenham mais busca será a melhor estratégia, pois tende a gerar retorno antes. Sabendo disto, as incorporadoras monitoram constantemente estas demandas, buscando produzir empreendimentos o mais próximos possível daquilo que busca o público. Veja abaixo algumas características dos imóveis lançados em São Paulo:

Fonte: SECOVI / EMBRASP

Trazendo um pouco para a prática, não à toa algumas destas características predominantes são encontradas em nosso empreendimento: o Essencial Ilíria, que já está com mais da metade das unidades vendidas, confirmado sua adequação com o mercado. Convidamos você a visitar nosso stand de vendas e conhecer este projeto, será um prazer colaborar para o seu sucesso financeiro!

Independente dos tipos de investimento escolhidos por você, tenha paciência e cautela, siga sempre estudando e atento às notícias. Assim estará menos exposto aos riscos inerentes de investir. A estrada pode mostrar-se cheia de curvas, mas certamente vale a pena. Bons negócios!