Coifa ou Depurador?

Na composição dos eletrodomésticos para retirar a fumaça, o cheiro e o calor da preparação dos alimentos se espalhem pelo ambiente da cozinha, temos duas alternativas: Coifa e depurador.

Antes da escolha de um deles, é importante saber a diferença entre ambos.

Funções de exaustor e depurador ilustradas

Além de ficar atento às medidas para encaixar cada eletrodoméstico, coifa e depurador apresentarem funções semelhantes, para necessidades diferentes.

A diferença entre coifa e depurador está em três características: funcionalidade, potência e custo.

Coifa

É um objeto utilizado na cozinha que tem como objetivo extrair os odores, vapores e gordura gerados durante o cozimento dos alimentos. Esse processo é importante para manter o ambiente agradável e evitar manchas em paredes e no mobiliário.

Uma coifa sai da fábrica com duas funções: exaustão e depuração.

Exaustão: para usar essa função, deve-se fazer uma abertura na parede para instalar um duto ,é por ele que os odores e resíduos serão eliminados do ambiente para fora. A saída externa pode ser feita no teto ou na parede. No caso dos apartamentos, a abertura é na parede.

Depuração: ao usar a coifa no modo depuração, não é preciso fazer um furo na parede para que o ar saia, mas é necessário instalar um filtro de alumínio com carvão ativado. É esse material que vai extrair os odores e resíduos e devolver o ar limpo para o ambiente.

Ou seja: é possível usar uma coifa com depurador.

Existem três possibilidades de instalação da coifa, afetando diretamente na escolha de qual modelo adquirir. A forma mais convencional é fixá-la na parede, sobre fogões e cooktops. Há ainda a alternativa da coifa de ilha, fixada no teto.

Coifa

Mesmo que a coifa possa ser usada como depurador, o mais indicado é que ela seja instalada no modo exaustão.

Com a ausência do carvão, o ar circula mais livremente. Dessa forma, existe menos ruído e a vazão do ar é maior.

Outro benefício é que, como o carvão precisa ser trocado a cada 4 meses, o modo exaustão gera economia para o usuário.

A norma IEC 61591 indica as determinações que a coifa com depurador deve seguir, mas ela não é obrigatória no Brasil. Por isso, é importante que haja atenção na hora da compra para evitar produtos que podem deixar a desejar.

Também vale lembrar que a distância entre o fogão e a coifa deve ser entre 65 a 75 cm.

Depurador

Apenas faz a depuração do ar. Ele é menos potente que a coifa, ou seja, sua filtragem de gordura e odores é menor.

Além disso, diferente da coifa, ele não retira o ar quente do local. Sua função é apenas filtrá-lo e devolvê-lo para a cozinha.

Devido a sua simplicidade, ele é a opção mais acessível para filtrar o ar do ambiente.

Uma das suas desvantagens é em relação a limpeza, já que o filtro precisa ser limpo periodicamente devido ao acúmulo de resíduos de gordura.

É comum que as pessoas fiquem em dúvida se, para apartamento, a melhor opção é coifa ou depurador.

O depurador é indicado quando não há a possibilidade de instalar dutos com saída para a área externa, tornando a alternativa interessante para apartamentos.

Depurador

Como escolher?

Antes de realizar a compra de uma coifa, depurador ou exaustor, é importante verificar qual tipo de instalação é possível na cozinha e se o tamanho é compatível para a troca do ar.

Para chegar à conclusão se o modelo escolhido tem a vazão ideal para o ambiente, é realizado um cálculo, considerando o volume do ambiente (largura x comprimento x altura), multiplicando pela quantidade de vezes que o ar precisa ser renovado. O resultado é a vazão mínima que a coifa ou exaustor precisa ter. Vale ressaltar que toda e qualquer grande modificação estrutural em apartamentos deve contar com o acompanhamento de profissionais especificadores, que poderão auxiliar os moradores para que o projeto seja seguro e organizado!

ambiente com coifa

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983