Moodboard

O moodboard é uma espécie de mural que pode ser composto por imagens, vídeos e elementos visuais que representam a essência de um projeto. É como um painel de inspiração que ajuda a definir aquela identidade que faltava para transformar qualquer trabalho em algo muito mais especial. Muito utilizada por arquitetos e designers de todas as áreas.

Facilita a visualização com mais clareza de ideias. Esta ferramenta pode ser traduzida como um painel de imagens conceituais e de inspiração. Ele pode ser construído com recortes de imagens ou mesmo objetos físicos – amostras de matéria-prima e painéis de madeira, por exemplo. E seu conjunto visual deve ser capaz de transmitir a atmosfera e estilo de decoração que o ambiente terá ao ser finalizado.

O objetivo é traduzir a personalidade de uma pessoa por meio desses objetos, amostras de materiais e imagens.


Processos de criação são singulares e envolvem os mais diversos caminhos. Alguns fluem milagrosamente rápido, outros demandam muito tempo e esforço.

Um dos principais motivos pelos quais o moodboard existe é ajudar na definição do estilo de um projeto. Quando usamos o termo projeto, podemos encaixar marcas, produtos, serviços e até mesmo pessoas.

O moodboard, então, entra para ajudar na definição dos aspectos que transformam um projeto em algo singular. Ele é a base para entender as cores, os elementos gráficos, o direcionamento visual e qualquer outra definição necessária para criar conceitos criativos.

Muitas vezes, as pessoas não sabem expressar com palavras o que querem ver no projeto. Por isso, o moodboard é importante, já que ajuda a mostrar por meio de imagens aquilo que toca a alma!

Como elaborar um moodboard de interiores?

  1. Inspire-se! Pinterest, revistas e lojas. A construção de um moodboard é um processo criativo, que pode sofrer mudanças ao longo da pesquisa.
  2. Ponto de partida! Procure definir seu estilo. Leve em conta seu modo de vida. Colha imagens que seu olho brilha ao encontrá-las. Essa decisão deve guiar sua escolha inicial de cores, materiais e objetos.
  3. Paleta de cores. Ela pode abranger cores diferentes ou seguir variações de um mesmo tom, mas é importante entender a relação desse item com o restante do projeto.
  4. Estruture sua ideia. Escolha as imagens, elementos, objetos e materiais que melhor expressam a atmosfera do seu projeto. Para defini-los, avalie que emoções ou sensações eles são capazes de transmitir.
  5. Os moodboards são como colagens e você pode adicionar tudo o que quiser, sem uma estrutura fixa. Você também pode dividir por ambientes: sala, quarto, cozinha, varanda, etc.
  6. Use seu feeling e mãos à obra! Há vários modelos de moodboard, impressos e digitais, mas se você não está familiarizado com sua montagem, considere dois formatos iniciais: quadrado ou retangular, sempre criando pequenas divisões. Explore seu lado artístico e lúdico!

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983