Horta na cozinha

Tem algo mágico sobre ter a própria horta em casa. Chegar na cozinha com os próprios temperos frescos, traz aos pratos preparados uma dupla satisfação: o sabor delicioso da erva natural e o prazer de saber que você cultivou o próprio alimento.

Além de cultivar um hábito que rende momentos de relaxamento, plantar algumas mudas faz com que você possa utilizar temperos orgânicos na alimentação.

Muita gente se sente desmotivado, principalmente achando que em casa não há espaço suficiente para essa tarefa. Não é verdade! Qualquer um pode ter uma horta em casa, especialmente uma vertical suspensa, desde que exista um espaço bem iluminado para recebê-la. Esse é o benefício dos jardins verticais.

Ter um jardim vertical de temperos é muito vantajoso. Entre os vários motivos para ter um, estão: optar por uma alimentação mais saudável; ter uma conexão com a natureza dentro de casa; economizar na quantidade de temperos e vegetais comprados em feiras e supermercados.

Veja a seguir dicas para cultivar uma pequena horta na cozinha e comece a sua o quanto antes!

Escolha um local

Cada muda exige cuidados específicos, que vão desde uma área bem ventilada até um espaço sem muita incidência solar.

Para quem ainda está mobiliando a casa, é possível pedir um projeto personalizado em uma das lojas de cozinhas planejadas, desenhando uma estrutura que otimize o espaço.

Em espaços pequenos, uma possibilidade é a horta vertical, que pode ser feita com a ajuda de uma estante, posicionando uma boa quantidade de vasinhos e decorando o ambiente de modo harmonioso.

Além de criar um cenário mais natural na sua cozinha, é possível cultivar uma série de temperos e especiarias, garantindo um sabor especial nos seus alimentos.

Escolha as mudas

Escolha quais serão as espécies que você vai cultivar.

É importante optar por aquelas que você utilize com frequência na sua cozinha, tais como: manjericão; hortelã, salsinha, tomilho, cebolinha, orégano, alecrim, alface, rúcula etc…

Além de serem de fácil produção, essas plantas não ocupam tanto espaço, de modo que administrar o crescimento delas se torna uma tarefa de simples execução.

Conforme for adquirindo mais prática, acrescente novas mudas que tenham cultivo de maior complexidade, aumentando a variedade da sua horta.

Como plantá-las?

Evite as sementes, prefira as mudas, é mais prático. Faça a transferência para o vaso da sua hortinha e completando a quantidade de terra e substrato.

O que há dentro do vaso é muito importante. A combinação dele e da terra vegetal é ideal para fornecer nutrientes e escoamento para a água da rega. Também pelo escoamento, é recomendado que o vaso tenha furos em sua base. O fundo precisa ser forrado, preferencialmente com argila expandida.

Utilize adubos orgânicos. Recomenda-se que a adubação da sua horta em casa seja feita a cada 15 dias, aproximadamente.

Identifique

Para identificá-las adesive os vasos com o uso de etiquetas plásticas, de modo a saber qual é o tipo de planta que está ali.

Coloque informações de cultivo, como o número de vezes e os dias da semana que você deve regar.

Assim o sucesso no cultivo das espécies e a colheita será de temperos bonitos e saudáveis.

A colheita

Na hora da colheita, use uma tesoura e nunca retire todas as folhas dos seus temperos! No caso da alface, por exemplo, mantenha o miolo da hortaliça para que ela continue a se desenvolver normalmente.

Desejo que este texto seja uma inspiração para montar a sua hortinha em casa!

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983