Acabei de receber as chaves do meu imóvel… E agora?

Por Elisa Cezere

O tão sonhado dia chegou: você recebeu as chaves de seu novo imóvel e chegou a hora de fazer o planejamento das reformas ou alterações desejadas. Normalmente, a atividade técnica e comercial das empresas construtoras e incorporadoras, termina quando ocorre a entrega formal do imóvel a você. A partir desse momento, você toma posse efetiva do imóvel, podendo efetuar “quase” todas as intervenções que desejar. Dizemos “quase”, pois existem alguns aspectos construtivos que não podem ser alterados, como por exemplo, remoção de paredes, abertura de nichos, etc., itens estes que estão indicados no Manual do Proprietário, entregue junto com as chaves.

Porém, quais intervenções você pode efetuar?

A ansiedade de ver o novo apartamento prontinho para morar, nos leva a procurar com antecedência lojas de móveis, de materiais de acabamento e revestimentos, para definirmos como ficará o espaço!

Contudo, existem algumas atividades envolvidas, muito importantes, que demandam certo tempo e uma sequência definida para serem executadas, e que não sendo observadas em antecipado, acarretarão alguns problemas.

Mas… Por onde começar?

Antes de tudo, é preciso definir o que será feito e qual a verba destinada para cada uma das etapas e/ou serviços. Esse passo vai orientar o tipo e a quantidade de materiais que serão comprados e quais profissionais deverão ser contratados, entre outras despesas.

Para isso, devemos partir de um projeto de layout do imóvel, com as dimensões dos ambientes e uma disposição básica para os móveis. Caso possua a consultoria de um profissional da área, arquiteto, designer de interiores ou engenheiro civil, esse projeto será elaborado por ele. Se o cliente não possuir nenhum profissional auxiliando-o nessa tarefa, a planta fornecida pela construtora quando da comercialização do imóvel, também servirá como referência.

Será necessário também, estimar os prazos de execução dos serviços e programar as datas de execução de cada um deles, para que não coincidam serviços conflitantes em uma mesma data, e também para que a sequência de execução dos trabalhos seja a mais eficiente possível.

Portanto tenha em mente que, antes de iniciar as obras é necessário elaborar um planejamento adequado, um orçamento detalhado e com o preço dos itens muito bem pesquisados e uma programação de obras afinada com o planejado. Estas são as ferramentas essenciais para obter um resultado efetivo e uma administração eficiente dos recursos, evitando que sejam gastos sem critério ou necessidade, e que estejam disponíveis no momento de execução dos trabalhos, conforme programado.

Para definição do que deverá ser feito, cabe observar que a configuração dos ambientes do imóvel, segue o que foi determinado pela construtora e/ou incorporadora e apresentado basicamente no modelo decorado, porém alguns itens podem ser melhorados ou readequados para a nova composição dos ambientes.

Adiante seguem os itens que devem ser avaliados para readequação:

  1. A posição e quantidade das tomadas e interruptores do sistema elétrico;
  2. A localização e o modelo dos metais (torneiras e registros) e louças sanitárias;
  3. O modelo e o tipo de mármore e granito dos tampos e bancadas;
  4. O tipo e cor dos revestimentos cerâmicos dos pisos e paredes;
  5. A adoção de revestimentos com materiais diferenciados (pisos de madeira, aplicação de papéis de parede, etc.);
  6. A cor das paredes e tetos;
  7. O tipo e acabamento das portas internas;
  8. A utilização de forros em gesso, molduras, sancas, cortineiros, etc;
  9. Localização e tipo de luminárias, para composição dos ambientes e criação de cenários diferenciados tornando-os mais agradáveis e confortáveis, criando assim uma atmosfera única.

Para estimativa dos prazos de execução e programação dos trabalhos, devem-se contatar os fornecedores e/ou prestadores de serviços responsáveis pela execução de cada um desses serviços.

Vale lembrar que, pelos requisitos da NBR 16280 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), toda reforma que altere ou comprometa a segurança da edificação ou do seu entorno precisará ser submetida a análise da construtora/incorporadora/projetista, dentro do prazo da garantia do imóvel.

Após esse prazo da garantia, exigirá um projeto de reforma e laudo técnico elaborados por um arquiteto, que deverá ser analisado e aprovado pelo síndico.

Fique atento às nossas dicas, pois elas são primordiais para você conseguir criar um apartamento funcional e aconchegante. Lembre-se que a casa reflete a sua alma e identidade, portanto, toda a ambientação deve ser personalizada e escolhida em cada detalhe, para sua alegria e realização!

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983