As redes de hidráulica de uma obra, são pontos muito importantes dentro de uma edificação, e podemos classificá-las de maneiras diferentes pois têm diferentes funções:
Geralmente utilizando tubos de PVC marrom, o abastecimento vem da rede pública, são armazenadas em um reservatório inferior no nível térreo da edificação, e de lá é bombeada para as caixas superiores na laje mais alta da edificação.
Originárias dos reservatórios superiores, descem por gravidade para os apartamentos.
São tubos de PVC branco, o mais usual, que coletam águas de chuva que caem sobre as coberturas das edificações.
São tubos de PVC branco, que coletam o esgoto dos banheiros e cozinhas e levam para o sistema de saneamento. São acompanhadas de um sistema de ventilação.
São tubos de PVC branco que correm no mesmo shaft do esgoto e que tem a finalidade de evitar retorno de gases com mau cheiro das bacias sanitárias dos banheiros, permitindo a entrada de ar atmosférico pois a prumada de ventilação fica aberta na cobertura.
São caixas e tubos em PVC branco que coletam água cinza dos ralos dos pisos, lavatórios e tanque, levando para as prumadas de esgoto.
Quando da concretagem das lajes são deixados tubos maiores que o diâmetro dos ralos.
Passantes são tubos do mesmo diâmetro dos ralos que são chumbados na laje, e após a impermeabilização dos pisos são inseridas as tubulações e respectivos ralos.
As imagens que você vê neste post são diretamente da construção do Essencial Ilíria, nosso empreendimento que está a todo vapor! Esse cuidado com as redes de hidráulica é necessário para um ambiente funcional, além de evitar consideráveis dores de cabeça no futuro!