Como escolher a pedra da sua bancada

Mármore, Quartzo, Granito, Limestone, Corian, Porcelanato, Marmoglass… Como escolher a pedra da sua bancada?

O ideal é equilibrar forma e função!

Como escolher a pedra da sua bancada

Existem várias opções, materiais de todas as naturezas. A regra para a escolher certo é clara: deve levar em conta a intensidade de uso da cozinha e as necessidades dos moradores.

Definido o projeto e o desenho da bancada da cozinha, basta escolher qual o material para ela.

Podemos dividir para facilitar, em pedras naturais e artificiais:

  • Pedras naturais – limestone, granitos e mármores
  • Pedras artificiais – Quartzo (Silestone), porcelanato, corian, nanoglas e marmoglass

Granito

É uma das pedras mais procuradas para fazer bancada de cozinha devido ao preço mais acessível, mas quem pensa em escolher esse material deve ter em mente duas coisas: a variedade de cores é menor e ele mancha com maior facilidade, principalmente se o modelo escolhido for de cor clara.

Bancada de granito

Mármore

É uma pedra natural, ideal para ambientes internos, porém não recomendado a bancada da cozinha pois absorve muita água, mancha e risca mais facilmente que o granito.

Escolher bancada de mármore

Nanoglass

É uma pedra muito brilhante e branca que tem como ponto negativo o fato de não suportar altas temperaturas, o que pode ser uma desvantagem como bancada para cozinha, afinal, não é possível colocar panelas quentes em cima de uma bancada de cozinha feita deste material, pois ele trinca com facilidade. Além disso, o valor da instalação do nanoglass também costuma ser maior.

Escolher Bancada de nanoglass

Corian

É uma das pedras mais difíceis de manchar, riscar ou lascar, por isso, seu valor é mais elevado e é uma excelente opção! Seu maior diferencial é o fato de ser um material maleável, permitindo diversos formatos de bancada de pia.

Escolher Bancada de Corian

Quartzo (Silestone)

É um tipo de pedra feita de quartzo natural e que conta com grande variedade de cores e tem dureza e resistência como suas grandes vantagens, além de também ser resistente a manchas, o que torna o silestone um tipo de pedra muito indicada para as bancadas da cozinha. Seu valor, no entanto, é um pouco salgado.

Para quem busca uma decoração personalizada para a cozinha, o silestone sem dúvida é uma das melhores opções de bancada de cozinha, devido sua grande variedade de cores, o que garante um toque de cor e alegria no ambiente, além de poder combiná-lo com os revestimentos da parede, ou com os armários de cozinha e também com os eletrodomésticos.

Escolher Bancada de Silestone

Aço Inox

Não é uma pedra, mas vale a pena incluir aqui já que estamos falando de bancadas de cozinha. As bancadas de aço inox são perfeitas para a utilização diária, elas não perdem o brilho com facilidade e suportam a limpeza freqüente que o local necessita. Além disso, possuem forte resistência e não acumulam sujeira ou germes.

Bancada de Aço inox

Como escolher a pedra da sua bancada? Assim:

Pedras naturais:

Limestone – frágil, caro e raro

Granito – mais utilizado, mais resistente e melhor preço

Mármore – menos resistente que o granito, muito poroso, não muito indicado para bancadas da cozinha

Pedras artificiais:

Quartzo(Silestone) – Em sua composição – 95% de quartzo+5% de sílica, resina e polímeros, resistente, várias cores, preço alto.

Porcelanato – material com preço acessível, mas a mão de obra para executar a s bancadas é alta, resistente.

Marmoglass e nanoglass – em sua composição tem pó de vidro, preço mais em conta do que o quartzo e corian

Corian – composto de minérios naturais + resina sintética, o mais caro.

Analise e escolha o mais adequado para a sua situação!

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983