Cimento Queimado

O cimento queimado tradicional é uma técnica que mistura cimento, água e areia aplicada sobre o piso bem nivelado. Assim, processo é muito parecido com o do contrapiso. O que produz a aparência diferenciada é o detalhe que está em sua finalização, na qual se espalha cimento em pó sobre o piso ainda úmido. Dessa maneira, obtém-se o efeito manchado.

A técnica é artesanal e muito antiga, e devido ao seu baixo custo se tornou muito popular. Esse tipo de piso é bastante encontrado nas antigas casas de fazendas, por exemplo. Recentemente, esse efeito de concreto obtido com o cimento queimado invadiu o interior das casas e sua rusticidade passou a fazer parte até mesmo de ambientes sofisticados.

O estilo industrial vem sendo uma forte tendência de arquitetura e design nos últimos anos. Esse tipo de decoração tem como característica principal a valorização de espaços com a estrutura aparente, como tijolos, tubulações, metais e o concreto.

Um dos elementos mais presentes no estilo industrial é o efeito cimento queimado, que pode ser utilizado em paredes ou pisos. Esse efeito retrata bem o estilo industrial, já que tem uma aparênciainacabada, mas que mesmo assim é sofisticada e contemporânea.

Além de ser bonito, o piso de cimento queimado tem alta resistência, é fácil de limpar e combina facilmente com vários móveis, revestimentos e outros objetos decorativos.

Diferentes formas do cimento queimado

O efeito “cimento queimado” ganhou tanta popularidade que surgiram algumas alternativas para garanti-lo com maior praticidade na sua execução:

  1. Argamassa – Cimento queimado pronto
  2. Porcelanato
  3. Pintura
  4. Papel de parede

Como Fazer?

Embora pareça simples, todo o processo deve seguir um passo a passo cuidadoso. O acabamento cimentício pode ser aplicado tanto sobre bases recém-executadas quanto sobre contrapisos já existentes. Na primeira situação, a argamassa seca é polvilhada sobre a argamassa de regularização ainda fresca e, posteriormente, alisada com desempenadeira metálica lisa, preferencialmente nova. As bases devem ter idade de até seis horas para o lançamento da mistura seca. Base e acabamento devem curar juntas

  1. Para bases existentes a primeira medida é a limpeza, livrando o contrapiso de gorduras, produtos químicos e pó.
  2. Em seguida, a superfície deve receber uma nata de cimento Portland comum, adesivo PVA e água (traço 1:0,25:5 em volume). É fundamental que o contrapiso seja poroso e a aplicação do acabamento ocorra antes da secagem da nata. A massa do cimento queimado aqui é úmida: a mistura adicionada de água deve ter consistência de pasta homogênea.
  3. Feito o lançamento, passa-se à regularização com desempenadeira.
  4. Em ambas as situações, a recomendação é que a espessura do acabamento não ultrapasse de 2 a 3 mm.
  5. O processo de cura precisa ser úmido, ou seja, é necessário prever um anteparo para a incidência dos raios solares e ventos durante as primeiras 72 horas após o lançamento.
  6. Em seguida, por mais quatro dias, a superfície deve ser umedecida a cada 8 horas.
  7. A superfície deve ganhar cobertura de manta geotêxtil ou sacos de estopa.

Acabamento e Manutenção

Para dar proteção adicional à superfície do piso de cimento queimado, recomenda-se a aplicação de camada de resina acrílica à base de solvente e impermeabilizante para proteger o piso da ação da água.

Para a manutenção, o ideal é aplicar cera incolor regularmente

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983