Mesa posta

Uma mesa bonita e bem arrumadinha deixa qualquer refeição mais prazerosa e, até mesmo, mais saborosa. A mesa posta, como é chamada, enriquece momentos especiais como jantares comemorativos e almoços de aniversário, mas ela também pode ser usada no cotidiano, deixando as refeições do dia a dia mais convidativas e especiais!

A mesa posta nada mais é do que o ato de organizar elementos como pratos, talheres e copos sobre a mesa… Esse hábito pode ser colocado em prática em qualquer refeição, seja no café da manhã, brunch, almoço, café da tarde ou jantar.

Ter uma mesa posta é muito importante, pois mostra, nos detalhes, aos seus  queridos toda a satisfação em recebê-los nas refeições. Além disso, ela ajuda no momento da refeição, pois possui todos os elementos necessários a disposição.

Receber em casa pode ser uma experiência única, tanto para o anfitrião quanto para o convidado. O cuidado e planejamento com o evento são imprescindível para garantir que todos se sintam à vontade, acolhidos e queridos.

Louças, guardanapos, talheres, flores, acessórios, jogos de jantar, toalhas e outros adornos inspiram e propõem ideiascriativas para diferentes ocasiões. Além do cardápio (vale checar antes se os convidados não curtem ou são alérgicos a algum tipo de alimento).

Começar pela cor sempre ajuda. Defina uma paleta de cores com predominância de alguns tons para a mesa, desde detalhes das louças aos jogos americanos e flores.

Em seguida, verifique qual o estilo que mais se adequa ao evento: casual, cerimonioso, rústico, humorado ou romântico. Defina os materiais que serão utilizados na composição: madeira, palha, sintéticos… A escolha de toalhas ou jogos americanos também fazem parte dessa fase inicial.

Toalhas combinam com ocasiões mais formais, já os jogos americanos são mais descontraídos;

Se as toalhas forem lisas, ouse nas louças estampadas. O contrário também vale!

 Nas estampas, escolha as pequenas ou que trabalhem com a mesma cor, sob diferentes tonalidades;

Para o dia, opte pelo linho ou algodão. À noite entram as rendas, cetim e bordados

Definidos o tema e as cores para a sua mesa, já podemos escolher as louças. Uma boa ideia é escolher a louça em cores lisas ou neutras já que elas combinam com tudo. O branco é uma opção bastante viável caso sejam de cerâmica ou porcelana. Louças com detalhes sutis e bordas decoradas também são interessantes, já que dão um toque especial na composição. Porém, quanto mais trabalhadas elas forem, mais cuidados você deverá ter! Agora, se você quiser ousar, considere mistura simples de cores entre as louças.

Os adornos são essenciais para complementar a mesa. Aqui entram os porta-guardanapos, apoiadores de talheres, velas ou mesmo talheres com detalhes mais elaborados e diferentes tipos de taças. Algumas dicas rápidas:

  • Talheres com cabos em bambu combinam com jogos americanos de palha;
  • Porta guardanapos florais podem reforçar a paleta de cores da mesa;
  • Evite velas aromatizadas à mesa, pois elas podem comprometer a harmonia dos pratos;

Quanto aos arranjos florais, a altura máxima dos arranjos na mesa deve ser a do nosso antebraço, no intuito de não atrapalhar o campo de visão entre os convidados.As flores seguirão a paleta de cores escolhida.

Use o que tem para formar os arranjos:

  • Pequenos jarros e leiteiras acomodam as composições mais altas;
  • Garrafinhas podem formar conjuntos de solitários bem charmosos;
  • Canecas grandes e bowls podem fazer o papel de cachepôs para os arranjos de formato arredondado;
  • Assim como as velas, evite flores cheirosas à mesa.

Roteiro para arrumar a mesa:

Organize os pratos de acordo com o menu. Os pratos menores ficam sobre os maiores. Por exemplo, primeiro o prato de salada, depois o prato principal. O prato de sobremesa é colocado após a refeição principal. Se a refeição contar com petiscos antes do jantar, adicione um prato menor no canto superior esquerdo com uma faca de pão apoiada sobre ele;

Depois os talheres. A regra é dispor na mesa de acordo com o que será servido primeiro no menu. Portanto, os garfos devem ficar ao lado esquerdo e seguir a ordem do menor para o maior e de fora para dentro. Por exemplo, o menor e mais externo deve ser o de salada, partindo para o de peixe – se for o caso – e o garfo principal, que fica na parte mais interior, encostado junto ao prato. Do lado direito vem as facas e a colher de sopa. Dessa forma, você terá de fora para dentro: a colher de sopa – se for o caso, a faca de entrada e a faca principal. A colher de sobremesa fica posicionada acima do prato;

O guardanapo fica localizado no canto esquerdo, ao lado dos garfos.

Na sequência, as taças. Elas devem ficar no canto superior direito, começando da ponta da última faca ou colher. A primeira é a de vinho tinto, depois vem a de vinho branco e por último a de água.

Dessa forma a mesa está posta para um jantar ou almoço especial. Para o dia a dia, você pode optar por uma mesa posta mais simples com apenas os talheres principais e de sobremesa, uma taça e o prato de entrada e principal.

Para cafés da manhã e cafés da tarde use pratos e talheres de sobremesa, xícaras de chá, café, copo de suco e guardanapo. A disposição das louças e talheres é a mesma: pratos no centro, garfos à esquerda, facas (sempre com o corte virado para dentro) e colheres à direita, guardanapo no canto esquerdo, xicaras e pires com colheres de chá e café no canto superior direito e o copo de suco ao lado.

No café da manhã ou café da tarde as mesas geralmente são arrumadas com os alimentos sobre ela. Lembre-se então de garantir a apresentação visual das bandejas e travessas que estarão na mesa.

Já para os brunchs, aquela refeição intermediaria entre o café da manhã e o almoço, a composição da mesa é muito semelhante a do café da manhã, com a diferença que se inclui pratos rasos maiores e talheres principais.

Aproveite as dicas para organizar sua mesa posta!

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983