Roupas bem lavadas

Lavanderia ou lavandaria é a parte da casa ou o estabelecimento comercial onde se lava, seca e passa as roupas. Também se pode utilizar o termo Lavanderia para estabelecimentos comerciais onde são realizados os serviços de lavagem, secagem e passadoria de roupas. Wikipédia

Ali são instalados o tanque, a máquina de lavar roupa e/ou a máquina de secar roupa, o varal e a mesa ou tábua de engomar.

Desde quando as pessoas começaram a cobrir seus corpos com roupas, elas têm buscado uma maneira de lavá-las.

Cada vez temos mais tarefas para realizar e precisamos ser práticos com as atividades essenciais da casa. Lavar as roupas é uma delas!

Para termos o melhor resultado possível, com roupas limpinhas, cheirosas e muito bem cuidadas, separamos algumas dicas:

Não deixe a roupa acumular

Quanto maior a quantidade de roupa suja, mais demorar para lavar.

Tenha sempre um tempinho na semana para a lavagem!

Separe antes de lavar

O processo de pré-lavagem facilita. Além de separar as roupas por cor e tecido, a prática de desdobrar mangas, fechar botões e zíperes, e tirar objetos dos bolsos das peças fazem toda a diferença para economizar tempo na área de serviço.

Use as funções da máquina de lavar

Aproveite todos os ciclos que a sua lavadora oferece para otimizar a lavagem. Use ciclos com utilização de menos água para otimizar o processo de lavagem com quantidades pequenas de roupas. Utilize a função que permite pular etapas do ciclo de lavagem a seu favor.

Atenção à dosagem

Leia os rótulos do sabão, do amaciante e do alvejante, e respeite a dosagem indicada pelos fabricantes.

Isso evita enxágues desnecessários que alongam o processo.

Lave peças menores à mão

Aproveite o tempo em que as roupas mais pesadas do dia a dia estão na máquina para lavar peças menores e delicadas, como lingerie, à mão no tanque.

Remova manchas imediatamente

Roupas manchadas podem complicar e atrasar bastante o processo. Quanto mais rápido lavar a mancha, mais rápido sai do tecido.

Deixe as peças de molho

Por falar em manchas, é mais fácil remover sujeira pesada quando a roupa suja ficou de molho. Vai lavar roupa amanhã de manhã? Deixe as roupas brancas ou muito sujas no balde com água e alvejante (sem cloro!) hoje à noite.

Pendure as roupas no cabide

Já lavou tudo? Hora de otimizar o processo de pós-lavagem. Para que as roupas sequem direitinho não precise perder horas com o ferro de passar, pendure peças como camisas e camisetas em cabides. Isso vai diminuir bastante o amassado e facilitar na hora de passar!

Como lavar roupa por tipo de tecido.

O critério mais comum nessa separação é por cores, mas também é preciso levar em conta qual é o tecido, principalmente das roupas mais delicadas. Cada tipo requer um tipo de lavagem diferente.

Algumas regras de lavagem são básicas e ajudam a conservar as roupas por mais tempo independentemente do tipo de tecido:

Dê preferência ao sabão neutro;

Use amaciante com moderação;

Não use alvejantes à base de cloro.

Algodão

As fibras do algodão se desgastam com facilidade. Por isso, não lave as peças desse tecido no modo mais pesado da lavadora, sempre com água fria. Em peças brancas, evite usar alvejantes à base de cloro, que endurecem as fibras.

Seda

Embora seja melhor lavar roupas de seda à mão, você pode colocá-las na lavadora, desde que use o ciclo apropriado para roupas delicadas e ponha as peças no saquinho para evitar que o tecido se desgaste. Como a seda é muito fina, as roupas soltas correm o risco até de enroscar na máquina e rasgar.

Poliéster

Para preservar as fibras deste tecido, o ideal é lavar as peças à mão – nesse caso você pode usar água morna, que ajuda a remover a sujeira das roupas sem danificar. Para lavar roupas de poliéster na lavadora, use o ciclo mais rápido e evite centrifugar.

Jeans

Como o tecido é mais resistente, pode apostar no modo de lavagem pesada se estiver encardido, mas evite esfregar as peças com escova de roupas para não danificá-las e criar bolinhas. Outra dica para conservar o jeans por mais tempo é virar do avesso antes de colocar na máquina – isso também evita que o tecido desbote.

Cetim

Delicado, este tecido exige muito cuidado na hora da lavagem. Algumas peças lisas, como camisolas, podem ser lavadas seguindo as mesmas regras da lingerie. Agora, vestido de festa de cetim, por exemplo, que costuma ter bordados, brocados e outros detalhes, devem ser mandados para a lavanderia para evitar que se danifiquem na máquina.

Blusas, casacos e cobertores de lã correm o risco de encolher ou de criar bolinhas quando são lavados na máquina. Para que isso não aconteça, selecione sempre o programa destinado a roupas delicadas e não centrifugue as peças de jeito nenhum. Depois de lavadas, tire o excesso de água das peças com muito cuidado, sem torcer para não danificar o tecido.

Linho

Este é um tecido resistente e durável, mas que corre o risco de encolher, portanto, nunca lave peças de linho com água quente. O ideal é que a lavagem seja feita a seco, em uma empresa especializada, e não em casa. Mas se você precisar colocar suas roupas de linho na lavadora, use o ciclo delicado, com muita água e poucas peças. Prefira o sabão líquido.

Lingerie

Os tecidos das peças íntimas são delicados e o ideal é que não sejam lavados na máquina. Se você não tem tempo de lavar à mão, use a lavadora no ciclo específico para roupas delicadas, coloque as peças em um saquinho protetor e use sabão neutro.

Agora, confira a lista de tecidos que nunca devem ser lavados na máquina:

  • Veludo
  • Couro
  • Camurça
  • Paetês e bordados
  • Crochê e tricô
  • Renda

Peças feitas com os tecidos acima devem ser lavadas sempre à mão ou na lavanderia, a seco. Em todo caso, vale sempre lembrar: leia as etiquetas das roupas e siga atentamente as instruções para lavagem.

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983