Ventilador, ar condicionado ou climatizador?

Com a estação mais alegre do ano, o verão, vem com ele as altas temperaturas!

E para refrescar os ambientes internos temos algumas opções, mas qual será a ideal?

Quem mora em região com temperaturas amenas e bem ventilada, pode ser que um ventilador ou climatizador sejam o suficiente para refrescar a casa. Já em lugares onde o calor é mais intenso, talvez seja difícil dispensar o ar condicionado.

Vamos aos detalhes de cada aparelho para fazer a melhor escolha:

Ar condicionado

A principal vantagem é o conforto térmico, especialmente em dias muito abafados. No entanto, ele consome mais energia do que outros equipamentos e costuma deixar o ar mais seco.

Para tentar diminuir os custos de ter um ar condicionado em casa, evite instalá-lo em locais expostos ao sol e cuide para que portas e janelas estejam bem fechadas quando ele estiver ligado. Também não esqueça de limpar os filtros.

https://i.pinimg.com/564x/c7/3e/fa/c73efaf5b97c42928416af3f185e2f95.jpg

O melhor momento para instalar o ar condicionado é logo no início da obra, com a infra estrutura de hidráulica e elétrica.

Toda a evaporadora precisa de um dreno (tubulação embutida de PVC).

E a condensadora de um ponto elétrico (220V). Será necessário uma infraestrutura frigorígena (tubulação metálica, de de cobre, protegida por espuma de polietileno expandido para passagem de líquidos e gases gelados, protegidos do calor) entre a evaporadora e a condensadora.

 O que é BTU?  

Unidade térmica britânica

Como calculamos a capacidade da máquina para um ambiente?

Levamos em conta alguns itens:

  • Quantidade de pessoas
  • A área do ambiente
  • Material construtivo
  • Qual a atividade do espaço
  • Se haverá equipamentos que geram calor

Para um ambiente de um apartamento residencial calculamos da seguinte forma: área do ambiente, por exemplo 12 m² multiplicado por x 600= 7.200 BTUs

O ideal é arredondar para mais, no caso seria uma máquina de 9.000 BTUs.

Uma dica importante: nunca feche a condensadora, ela precisa da troca de ar para o bom funcionamento do sistema.

Ventilador

No quesito financeiro, os ventiladores são os melhores. Além de serem mais baratos do que o ar condicionado, também são mais econômicos. Um aparelho de ar condicionado pode consumir até 12 vezes mais energia do que um ventilador portátil.

Mas nem sempre o financeiro é a preocupação principal dos consumidores. Quem tem problemas respiratórios e alergia à poeira, por exemplo, pode não gostar muito do ventilador, já que ele ajuda a espalhar partículas e direciona o vento para um único ponto e também não ajuda a umidificar o ar.

Climatizador

Os climatizadores promovem a circulação do ar em todo o ambiente e também conseguem manter o ar úmido, através da evaporação de água. Dentre as vantagens, está o fato de ser mais econômico do que o ar condicionado, mais barato e mais leve, o que facilita o transporte para diversos lugares.

Para quem tem problemas respiratórios, o climatizador de ar é a opção mais adequada. Mas, atenção: como o objetivo do climatizador não é refrigerar o ambiente – e sim ventilar e umidificar –, ele não é um equipamento adequado para ser usado em lugares já excessivamente quentes e úmidos.


Uma ideia para ajudar a economizar energia:

Usar ventilador de teto junto com ar-condicionado!

Ligue o ventilador de teto no modo Exaustão junto com o ar-condicionado. O vento produzido pelo ventilador impede que o ar frio do ar-condicionado se concentre apenas próximo ao chão, circulando e refrigerando todo o ambiente trazendo uma sensação fresca e de bem-estar.

white bed near white wall

Dessa forma, o ar-condicionado (que consome muito mais energia do que o ventilador de teto) não precisará ficar ligado no máximo por tanto tempo e essa economia será visível!

Uma outra sugestão para economizar e não passar calor durante a noite é utilizar a função timer do ar-condicionado por apenas 2 horas e depois manter a temperatura fresquinha do ambiente com o ventilador de teto, já que este consome apenas 1/10 da energia que o ar-condicionado gasta.

Use consciente os aparelhos elétricos, nunca deixe nenhum desses três equipamentos ligados se não houver ninguém no ambiente.

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983