Arquitetura Sensorial

Arquitetura sensorial desperta os sentidos para o comportamento e bem estar!! Esse conceito tem como pressuposto que a casa e suas sensações refletem em nosso estado de espírito.

Essa tendência busca explorar muito mais do que o aspecto visual nos ambientes. Ela leva em consideração e valoriza questões como o aroma de um ambiente, sua temperatura, seus sons, a quantidade e o tipo de luz que ele recebe, além de todas as suas texturas. O objetivo é que o design seja realmente capaz de causar sensações, tornando as experiências diárias mais prazerosas, ampliando o conforto e bem estar!

Reconhecemos, experimentamos e reagimos a um ambiente de muitas maneiras.

Como é o espaço? Quais sons estão vindo dele? Qual o seu odor? É quente ou frio, úmido ou seco? Temos um sistema sensorial dotado de células especiais chamadas receptores, que captam estímulos e informações do ambiente. Assim, nossos receptores estão expostos em todos os momentos. Ou seja, ajudando-nos a compreender e a sentir os lugares e ambientes.

Como o design sensorial pode ser aplicado?

Encontramos os cinco sentidos básicos como uma estrutura simples para aumentar nossa atenção com recursos de Arquitetura Sensorial.

Visão: A iluminação natural dos ambientes favorece em todos os ritmos biológicos do corpo, além de manter a vitamina D em dia. E quando pensamos em cores, a madeira é perfeita para criar sensação de conforto e bem-estar.

As cores possuem a capacidade de estimular diversas sensações, desde alegria, apetite até criatividade. Tons claros, por exemplo, contribuem para a sensação de harmonia e serenidade, enquanto cores mais fortes e vibrantes como o azul e o amarelo agregam ânimo e dinamismo ao ambiente.

coffee table beside chair

Tato: este sentido pode ser enfatizado através de texturas em cadeiras, sofás e cortinas, por exemplo. A maciez de um tapete, de tecidos naturais, como linho, a seda, o toque do veludo também vale para ressaltar este sentido. Além disso, a temperatura das superfícies vai influenciar diretamente na saúde e bem-estar.

Olfato: totalmente ligado à memória afetiva, o cheiro de um ambiente pode ficar marcado para sempre. A aromaterapia, contribui com determinados óleos essenciais para nosso bem bem estar. Por isso, incensos, aromas para casa – difusores com óleos essenciais podem fazer a diferença em seu lar.

Velas e plantas aromáticas deixam um perfume incrível nos ambientes.

Manjericão na cozinha, lavanda na varanda!

Audição: para deixar a casa mais aconchegante e alegre, a música, com trilhas relaxantes, sons da natureza, entre outros sons que vão modificar as sensações.

Cada ambiente deve se comportar de uma maneira única, estimulando os sentidos e criando momentos especiais!

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983