Bem estar em casa!

O bem estar em nossa casa é a busca ativa de criar e manter uma casa saudável e equilibrada.

Nosso corpo, assim como nossa casa, precisam de cuidados. Da mesma maneira que um corpo saudável exige um pouco de bem-estar pessoal, uma casa saudável também exige seu próprio bem-estar!

Sabemos que um lar saudável é importante, a boa qualidade do ar interno e a água limpa são alguns dos fatores mais importantes que contribuem para este bem estar.

Pensamos que a poluição externa é pior do que o ar dentro de casa, porém o ar dentro de casa pode ser até 5 vezes mais poluído do que o ar externo.

Algumas ideias para limpar o ar e deixá-lo mais saudável.

Afinal, de nada adianta um ambiente ficar lindo e não ser saudável.

Plantas que purifiacam o ar

São ótimas aliadas na decoração, as plantas têm uma enorme variedade de espécies purificadoras de ar. A clorofito, por exemplo, também conhecida como gravatinha e paulistinha, deixa a casa livre de substâncias nocivas, como o formaldeído. Já o lírio-da-paz remove a amônia do ar, enquanto a árvore-da-borracha reduz o benzedo, toxina causadora de câncer.

Cuide dos animais de estimação

Não há como evitar que cães e gatos acumulem poluentes naturalmente. Em meio aos pelos, podem existir alérgenos e elementos indesejados que eles pegam no parque. Portanto, os penteie regularmente, dê banhos quando necessário e sempre aspire os pelos do seu animalzinho.

Coloque um purificador de ar no quarto

Estes aparelhos ajudam na circulação ar e tornam o ambiente mais saudável. Use um purificador de ar portátil em seu quarto para eliminar vírus, ácaros, mofo, bactérias, e até mesmo alérgenos que ficam no ar enquanto você dorme e passam desapercebidos.

O carvão

Conhecido por suas propriedades purificadoras, o carvão é ideal para absorver umidade, além de sugar e neutralizar odores. Sua fama é tanta que algumas culturas o usam há anos para filtrar a água. Portanto, ele pode ser uma grande ajuda na hora de combater a poluição de forma natural.

Evite espanadores e vassouras

Na hora da limpeza, panos secos, espanadores e vassouras podem mandar toda poeira acumulada direto para o ar junto com ácaros. Para tirar o pó tanto dos móveis quanto dos assoalhos, use um pano úmido. Se notar presença de mofo, remova com um pano úmido embebido com água e vinagre branco ou limão. Se a superfície for grande, passe aspirador e aplique algum higienizador em seguida.

Aproveite o poder dos óleos essenciais

Use óleos de plantas como melaleuca e capim-limão em um difusor para combater o mofo, bolor e diminuir problemas de respiração. De quebra, eles deixam um aroma delicioso e relaxante no ambiente.

Ventiladores de teto

Há quem diga que o ventilador de teto é uma tendência de decoração de uma era anterior. Mas, há no mercado diversas opções de modelos modernos e estilosos que podem ir muito bem com a decoração de sua casa. Ao contrário do ar condicionado, são peças de instalação simples que garantem uma agradável circulação do ar e não exigem manutenção.

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983