Ladrilho Hidráulico: beleza e tradição

Ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento artesanal feito à base de cimento, usado em pisos e paredes, fabricado com dupla camada (pigmentação e preenchimento) produzido por meio de prensagem.

As peças nunca são completamente iguais, têm diferenças de espessura e tom, imperfeições, que tornam cada uma única.

História

A inspiração do ladrilho hidráulico vem lá da arte dos mosaicos do Império Bizantino (entre os anos o 476 e 1453). Na forma atual, o ladrilho foi apresentado ao mundo em 1867 na Exposição Universal de Arte e Indústria, em Paris, como a cerâmica que não precisava de queima, uma alternativa ao mármore.

A novidade se espalhou rapidamente por ser uma peça decorativa e muito resistente.

Área externa

No Brasil, as primeiras peças chegaram importadas de Portugal, da França e da Bélgica. No final do século XIX, começaram a ser instaladas aqui as primeiras fábricas por imigrantes.

Em São Paulo no bairro do Bom Retiro em 1922, o italiano Federico Ruocco que veio de Luca e trouxe a técnica para produzir em sua fábrica chamada Ladrilar, que funciona até hoje! Feitos de maneira artesanal como a quase 100 anos!

Onde usar?

Os ladrilhos hidráulicos podem ser usados em piso e parede de áreas internas e externas.

Ficam ótimos em cozinhas, salas, quartos, hall de entrada e banheiros!

Cozinha. Compacto, o ambiente recebeu armários de freijó feitos sob medida pela Tecno Móveis. Na parede, há revestimento cerâmico da Portobello e, no piso, ladrilho hidráulico da Leroy Merlin (Foto: Cristiano Bauce / Divulgação)
Piso da cozinha

A única restrição fica por conta de áreas molhadas como o box do banheiro.

Decoração de apartamento clean e funcional. No banheiro, lavabo, tons neutros, cuba branca, plantas..  #decor #decoracao #casadevalentina #apartamento #housedecor #tonsneutros #bathroom #banheiro
No nicho do box e parede da pia

O ladrilho hidráulico tem uma vida útil longo, por volta de 50 anos, mas requer cuidados na aplicação, portanto, contrate mão de obra especializada.

É uma peça artesanal, apresenta diferenças que podem interferir no assentamento, este feito com junta seca sobre um contrapiso que deve estar bem nivelado e, em alguns casos, impermeabilizado para proteção das peças. A impermeabilização deve ser renovada a cada 3 ou 5 anos.

Hall com parede em ladrilho hidráulico azul e branco, espelho redondo com moldura em madeira e banco ripado em madeira. #bancomadeira #espelhoredondo #hall #decoracao
Parede do Hall de entrada

Para finalizar, faça um acabamento com resina fosca, que cria uma camada protetora, facilitando a limpeza e a manutenção e não correr o risco de manchas, pois o material poroso pode absorver oleosidade e umidade. A limpeza é bem simples com um pano úmido e, no máximo, detergente neutro , não use produtos químicos (ácido muriático ou cloro ou água sanitária), que podem manchar, cuidado!

Para mim, os ladrilhos hidráulicos têm uma memória afetiva. Na casa de meus avós paternos, o piso da sala das refeições era revestido com ladrilhos hidráulicos branco e preto, tipo um tabuleiro de xadrez.

E para vocês, há alguma lembrança? Com o toque mais fresco que a madeira e menos frio que a cerâmica, é fácil de se apaixonar por eles!

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983