Por Elisa Cezere
Ser organizado vai além de viver com menos coisas, adquirir menos bens e separar ou categorizar materiais.
Pessoas realmente organizadas planejam como vão investir seu dinheiro, sua energia e seu tempo. Alguns estudos mostram que os benefícios de manter a organização podem ir muito além do óbvio. A organização em sua vida pode reduzir o estresse e diminuir o tempo necessário para concluir tarefas, o que pode levar a melhores hábitos alimentares, melhores hábitos de sono e melhor bem-estar geral.
Infelizmente, ser organizado não é tão comum quanto se espera.
Quem já não passou horas procurando por itens perdidos!? E o tempo que nunca achamos para colocar sistemas organizacionais em funcionamento.
Portanto, embora a criação de um sistema de organização abrangente seja obviamente uma boa ideia, quem entre nós realmente tem tempo agora para se dedicar a algo assim?
Há esperança! Um pouco de criatividade ajuda muito para tornar sua casa mais organizada e as coisas mais acessíveis. Fomos em frente e tomamos a liberdade de ser criativos para você e sugerimos algumas ideias:
Em geral usamos só 20% do que está em nosso armário. Espaço em armário é valioso demais para ser desperdiçado. Livre-se dos itens indesejáveis. Faça doações.
Dê uma olhada em seu armário de remédios e na gaveta de maquiagem. Elimine os remédios e cosméticos vencidos.
Recipientes para alimentos, embalagens descartáveis velhas, copos plásticos e canecas variadas ocupam um espaço precioso em armários de cozinha. Recicle. Compre recipientes para alimentos uniformes, quadrados, empilháveis e com tampa, e um conjunto de canecas.
Arrume caixas ou sacos para cada categoria que estiver organizando, depois classifique os itens nos recipientes etiquetados.
O princípio da organização é colocar os itens semelhantes juntos. Por exemplo: no banheiro, mantenha os itens de cabelo juntos. No mesmo armário da cozinha coloque os copos, agrupe-os ainda mais: copos de água, de vinho, de cerveja, de licor…
O segundo princípio é que tudo deve ter um endereço permanente na casa. As coisas não podem ficar espalhadas ou jogadas, de um lado para o outro.
As cores podem ser utilizadas para indicar categorias. Por exemplo, armazene itens sazonais em uma caixa com uma tampa colorida que tenha haver com a temporada, ou pode usar uma cor para indicar um membro da família. Por exemplo: na cesta rosa, vão os bichos de pelúcia da filha, toalhas de banho e outros itens referente as coisinhas da filha.
Decidir quantos itens de cada deve ser mantidos. Se o número for três, por exemplo, mantenha não mais do que 3 trajes de banho, 3 batons, 3 pares de óculos, 3 frascos de perfumes, 3 camisolas, 3 pijamas…
Seja na mesa da sala de jantar, seja na bancada da cozinha ou do banheiro, seja nas escadas ou em qualquer lugar da casa, não deixe coisas se acumularem. Sempre devolva as coisas ao local ao qual pertencem assim que terminar de usá-las.
A forma como usamos a entrada de nossa casa revela muito sobre os nossos hábitos de organização e estilo. Se você tira os sapatos para entrar em casa, deixe uma pequena sapateira.
Supere a procrastinação, mantenha-se motivado, crie novos hábitos, comece pelas pequenas tarefas, envolvendo a família toda e aos poucos tanto a sua casa como a sua vida estará mais organizada!
Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983