Azulejos: a história na sua parede

Por Elisa Cezere

Os azulejos são uma das mais antigas formas de arte decorativa. Aliado à arquitetura, foi sempre muito utilizado devido à sua durabilidade, propriedades técnicas e riqueza visual. O nome “azulejo” deriva da palavra árabe “Al-zulaij”, que significa pequena pedra polida.

A história dos azulejos remete às primeiras civilizações. Sabe-se que os egípcios no quarto milênio antes de cristo já decoravam suas casas com tijolos vidrados de azul

A origem das técnicas de corte e fabricação de azulejos é oriental, mas sua expansão pela Europa traz consigo uma diversificação de estilos, padrões e usos, que podem ser decorativos, utilitários e arquitetônico

Já no Brasil colônia os azulejos portugueses e holandeses foram muito bem recebidos e incorporados à nossa cultura, tanto por suas características decorativas quanto técnicas, pois os azulejos são impermeáveis protegendo da umidade, são fáceis de limpar e refletem o sol garantindo melhor conforto térmico nas fachadas.

A partir dos anos trinta a renovação da arquitetura brasileira reavivou o uso dos azulejos, especialmente devido ao movimento neocolonial, que buscava retomar a utilização de materiais locais. Em 1940 Paulo Rossi Osir criou a Osiarte, empresa de azulejaria que realizou incríveis trabalhos como o painel de Portinari no Ministério da Educação e Saúde Pública no Rio de Janeiro, projeto de Le Cobusier concluído em 1945 com a colaboração de Lucio Costa, Niemeyer e Reidy, entre outros.

HARMONIA – Em março, templo foi alvo de vandalismo e foi necessária uma força-tarefa para que espaços como os azulejos de Cândido Portinari voltassem a ser admirados pelos turistas

Usos

Os azulejos são peças de cerâmica de pouca espessura, normalmente quadradas, com esmaltação impermeável. São práticos na hora de higienizar e ideais para revestir pisos e paredes de áreas molhadas, como cozinhas e banheiros. Ao usar toques de criatividade, no entanto, é possível implementar o material em demais ambientes da casa com estilo e sofisticação!

A principal função dos azulejos é criar uma camada de proteção maior, para que a umidade não penetre na parede e também proteja contra gorduras.

As áreas molhadas de uma casa, de modo geral, são constituídas por banheiros, cozinha e área de serviço ou lavanderia e a característica principal dessas áreas é, a presença de umidade no ambiente.

Essa umidade pode estar em pequenas quantidades como os respingos de água dos lavatórios e pias, ou como água em quantidade como no box do banheiro e lavagem.

Atualmente, com a integração da cozinha com a área social da casa, a sala, os azulejos podem não revestir toda a área das paredes, mas é importante que haja revestimento nas áreas molhadas, como pia e em locais como fogão, para proteger a superfície das paredes e facilitar a limpeza.

Já para o banheiro, é necessário que a área do box (molhada) seja toda revestida com azulejos, a área fora do box poderá ser somente revestida com a pintura, mas fique atento, pois terá a manutenção de pintura.

Escolha com atenção seu revestimento para as paredes, a cor é importante para compor todo o restante do ambiente. Pense sempre na manutenção e tente evitar acabamentos ásperos. É melhor optar por revestimentos que não compliquem a limpeza, os azulejos podem ficar engordurados e sujos com facilidade. Meça os espaço corretamente para a compra, pois caso falte, para repor, o lote poderá não ser o mesmo e a cor do revestimento é diferente.

Esta peça tão antiga que evoluiu com a civilização, tem sua riqueza e funcionalidade e também tem uma memória afetiva!

Quem não lembra dos azulejos azul claro dos banheiros e branco na cozinha da casa de nossas avós!

Hoje, as estampas e cores disponíveis nos permitem utilizá-los nos mais diversos estilos e ambientes!

Fonte: Lurca

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983