Como perfumar a casa!

Elisa Cezere

Perfumes marcam nossas vidas, as fragrâncias revelam nossa personalidade.

Aromas inspiram, traz sensações, desejos e recordações.

Assim como lembramos de alguém pelo seu perfume, isso também acontece com sua casa, sua identidade olfativa!

É conhecendo as famílias olfativas dos perfumes que conseguimos descobrir qual perfume é ideal e mais irá nos agradar.

Quatro famílias olfativas mais conhecidas dos perfumes, são elas:

Cítricas e fougères

Refrescantes e vibrantes. Os elementos que mais aparecem em perfumes cítricos são limão, bergamota e laranja. Esses perfumes possuem em suas características suavidade e um frescor único.  Para personalidade descontraída e cheia de energia

Florais

Combina diferentes tipos de flores, como rosa, gardênia, tuberosa, mimosa, entre outras, Sensível, romântica e clássica

Orientais

Família olfativa ousada e extremamente marcante. Marcada por perfumes com notas aveludadas e mais quentes como pimenta, baunilha e canela. As características desses perfumes são sensualidade e intensidade.

Amadeirados

As fragrâncias dessa família são compostas por notas advindas das madeiras, bem como o sândalo, cedro e também possui âmbar e patchouli. Considerados sofisticados e envolventes.

Preparamos um guia para orientar na escolha dos aromas em cada ambiente da casa:

Quarto

Aromas leves e delicados que acalmam e traga serenidade para um sono tranquilo e reparador!

Uma boa ideia é aromatizar a roupa de cama com água perfumada.

O aroma de lavanda é o mais indicado!

Cozinha

Muitos cheiros se misturam: temperos, ervas e especiarias. É antes de tudo um local de prazer, reunião e alegria! Os aromas cítricos são os mais adequados como limão, capim santo, tangerina e laranja.

Se necessário para neutralizar odores de fritura, utilize aromas como manjericão, canela e anis.

Sala de estar

Bem estar e aconchego nos encontros com a família e amigos. Este é um ambiente perfeito para expressar a personalidade. É uma questão de gosto e estilo, mas é possível apostar em fragrâncias como amadeiradas, orientais e florais.

Banheiro e Lavabo

Devem sempre lembrar limpeza e frescor!

Aromas cítricos e florais tornam-se os perfumes mais indicados.

Varandas e áreas externas

O aroma se dissipa rapidamente. O ideal é escolher essências que tenham funções repelentes para manter insetos afastados. A citronela é sempre uma boa opção.


Conhecendo as famílias olfativas e os aromas que mais se adaptam aos ambientes, fica mais fácil saber qual é a seu preferido para vestir a sua casa com seu perfume! A Alquimia dos aromas nos traz variadas emoções de bem estar, aconchego e afeto!

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983