A Ergonometria do lar

Por Elisa Cezere

Proporcionar conforto e bem estar deve ser o objetivo primordial de qualquer projeto!


Ergonometria é a ciência que combina as características físicas do corpo humano, a fisiologia e fatores psicológicos, a fim de incrementar a relação existente entre o meio ambiente e seus usuários.

Associando o modo pelo qual respondemos às temperaturas , ao som e a iluminação com as medidas anatômicas ideais , estabelecemos um padrão que deve ser utilizado como base no design de espaços mais humanizados e funcionais, bem como no design de equipamentos e peças de mobiliário.

É fundamental que tenhamos espaços projetados especificamente para sua função, armários convenientes e acessíveis, iluminação que não provoque reflexo nos olhos e peças de mobiliário perfeitamente adaptadas ao homem e a sua função.

Portanto aplicar os conceitos e padrões ergonométricos em um projeto é indispensável!

As características físicas do homem, como sua altura e largura, a altura da linha dos olhos, o alcance dos seus braços, etc…, são importantes nas diversas situações do dia a dia.

Quando em uma mesma família as pessoas são de estaturas ou tamanhos diferentes, o recomendável é que se observem as medidas máximas e mínimas como base para os diferentes locais conforme a necessidade. Por exemplo, as alturas devem favorecer as pessoas mais baixas, as bancadas para escrever devem seguir as necessidades dos mais altos, e cadeiras reguláveis e apoios para os pés corrigirão as medidas para os mais baixos. Os espaços para circulação devem levar em conta os usuários que apresentam dificuldades de locomoção e assim por diante.

A circulação

A medida da largura dos ombros determina o espaço mínimo necessário para que uma pessoa circule e movimente suas articulações.

• Dormitórios

Vários são os movimentos realizados num dormitório, além do ato de dormir. Sentar na cama para ler, vestir-se, arrumar a cama, circular pelo ambiente, assistir TV, qualquer que seja a ação, nosso corpo precisa de espaço.

Uma circulação mínima de 60 cm ao redor da cama é recomendada. O acesso ao armário é mais fácil com uma circulação de 100cm.

• Banheiros

A arquitetura de interiores aplicada aos banheiros deve cuidar para que as medidas sejam anatomicamente perfeitas. Evite inclinações demasiadas do corpo, movimentos inseguros e circulação difícil. Aos banheiros deve ser dada atenção redobrada, pois são áreas sujeitas a escorregões.

Atenção aos requisitos para banheiros projetados para pessoas com problemas físicos.

A escolha das louças e acessórios não devem somente ser por estética, mas também pelo conforto, segurança e praticidade.

Além de criar uma atmosfera que favoreça o relaxamento , um projeto correto deve, acima de tudo, garantir a segurança e a comodidade dos movimentos sem perigo.

• Cozinhas

São ambientes onde as medidas antropométricas devem ser cautelosamente observadas. A cozinha é um ambiente onde pessoas passam várias horas do dia e onde lidam com fogo, gás elementos pontiagudos. Evite inclinações demasiadas e espaços de difícil acesso.

A distância correta entre a bancada e os armários suspensos evitará batidas de cabeça e dificuldade de acesso. Os fornos convencional e microondas, devem ser posicionados de modo que facilite sua utilização.

As medidas sugeridas a seguir obedecem aos princípios da ergonometria e procuram dar uma relação mais precisa entre indivíduos e alturas necessárias para maior conforto na cozinha.

  • Altura de mesa – 75 cm
  • Altura de bancos /cadeiras 45 cm
  • Altura de balcão 110cm
  • Altura de bancos altos – 70cm

A altura de prateleiras e armários devem observar as limitações de alcance do corpo humano.
A bancada da pia deve situar-se 5 cm abaixo dos braços dobrados a 90º
A melhor posição para louças e utensílios de uso diário é entre a altura dos olhos e a dos joelhos, a mesma altura para prateleiras da despensa que armazenam os alimentos.
A altura ideal das bancadas de preparação de alimentos é de 5 à 10 cm abaixo dos braços a 90º.

• Escritórios

A altura das mesas e prateleiras, a distância da mesa de trabalho à parede, a abertura total das gavetas, o acesso a arquivos e equipamentos eletrônicos são algumas das preocupações ao projetarmos um espaço de trabalho.

Estudos ergonométricos aconselham que o teclado seja posicionado a aproximadamente 75 cm do solo. O mais recomendado é que a parte superior da tela do computador fique alinhada com os olhos e a uma distância de aproximadamente 60 cm deles.

A cadeira deve ser regulável e bastante confortável, com apoio correto para as costas. É também indicado que os pés fiquem apoiados no chão.

• Living e sala de estar

Sentar e conversar, receber amigos, comer confortavelmente e relaxar também exige algumas considerações quanto a distâncias entre os móveis e as alturas ideais.

Para um ambiente temos várias atividades que serão realizadas. Para elas temos diferentes peças do mobiliário e uma área para que elas sejam dispostas e utilizadas de forma harmônica.

É importante observar no mínimo 60cm para a circulação das pessoas quando da distribuição do mobiliário

Com as medidas de conforto, distâncias e alturas necessárias e as atividades que serão realizadas em cada ambiente, o projeto ocorrerá sem problemas!
Aproveitando melhor cada espaço!

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983