Obras iniciadas: a fundação.

Construction Site silhouettes

Por Elisa Cezere

Quando vemos uma edificação com uma arquitetura bacana, acabamentos bonitos, não imaginamos a solidez que a estrutura deve ter para que a beleza e o conforto estejam em harmonia e segurança.

Esta semana foi a vez do Essencial Ilíria iniciar sua obra! Por isso, falaremos sobre sua fundação.

Obras do Essencial Ilíria

A fundação é um termo utilizado na engenharia para designar as estruturas
responsáveis por transmitir as cargas das construções ao solo. Existem diversos tipos de fundação, todas projetadas levando em consideração a carga que recebem e o tipo de solo onde vão ser construídas. É a parte mais importante de uma construção, necessária para que a estrutura se mantenha resistente e que, com o tempo, não haja rupturas na estrutura da edificação.

O tipo de fundação determinada em projeto para o Essencial Ilíria foi a estaca hélice contínua.

Estaca hélice continua – é uma estaca de concreto moldada “in loco”, executada por meio de uma hélice espiral desenvolvida em torno de uma haste tubular, que é introduzida no terreno por rotação e extraída simultaneamente a injeção de concreto pela haste tubular. A armadura em forma de gaiola é sempre colocada após a concretagem.

Obras do Essencial Ilíria

A perfuração consiste em introduzir o trado continuo no terreno até a profundidade determinada em projeto, por rotação, que aplica um torque
apropriado para vencer a resistência do terreno, não permitindo alívio do
do mesmo, tornando possível a sua execução tanto em solos coesivos como
arenosos, na presença ou não do lençol freático.

Alcançada a profundidade desejada inicia se a concretagem, sob a pressão do concreto, a tampa de proteção é expulsa e o concreto é bombeado através do tubo central da hélice, que é extraída do terreno girando no mesmo sentido da perfuração.

Após sua concretagem, a armação, em forma de gaiola, é introduzida na
estaca manualmente.

Obras do Essencial Ilíria
Obras do Essencial Ilíria

Fiz esta descrição para que saiba que quando estiver em seu novo apartamento, desfrutando do bem estar no Essencial Ilíria, estará seguro com a qualidade dos projetos e a capacidade técnica na execução da Yazigi & Chamas.

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983