Como escolher cores para a sua casa

Por Elisa Cezere

A casa é uma extensão de você, reflete seus gostos, inspira os sentimentos que lhe emocionam e é o lugar que te acolhe, por isso definir as cores para ela é tão importante!

A mobília e os acessórios contribuam para o estilo da sua casa, mas nada transmite melhor a sensação em um ambiente do que as cores.

A cor é o ponto de partida para a decoração de seu ambiente!

Algumas dicas para ajudar você a ter a casa colorida dos seus sonhos.

Vamos lá!

  1. Mudar é bom

As cores na casa devem fazer você se sentir bem já no instante em que abre a porta. Caso contrário, estará perdendo uma enorme oportunidade de bem-estar justo na frente dos seus olhos.

O que você deseja em sua casa?

Paz? Energia? Alegria? Harmonia?

Se sua casa não dá a você o que precisa, chegou a hora de mudar.

  1. Comece com as cores que você adora

Imprima a sua essência por meio das suas cores preferidas;não tenha medo de se expressar. Busque a tonalidade certa para usá-la.

Esta inspiração é perfeita para iniciar a composição da paleta de cores de um ambiente ou de toda a casa.

Por exemplo, se você adora a cor azul poderá colorir os ambientes com o azul marinho, o azul turquesa ou a composição de todos os tons!

  1. Observe as cores existentes

Nesta composição da paleta de cores para um ambiente vale muito a pena avaliar as cores já existentes.

Comece observando tudo aquilo que você gosta: uma obra de arte, um azulejo, uma peça de mobília, um objeto decorativo…

Muitas vezes, um olhar cuidadoso a essas peças pode trazer como resultado um esquema de cores completo.

Em seguida observe o que você não gosta e pense se pode ser mudado de forma simples ou com baixo custo. Afinal, essas cores ou áreas devem ser levadas em consideração a fim de neutralizar seus efeitos no ambiente.

  1. Use a natureza como inspiração

Busque na natureza a paleta de cores para compor o interior dos ambientes.

Com sua sabedoria, a natureza já tem todas as respostas de esquemas de cores incríveis nos quais podemos nos inspirar!

  1. Use a teoria da cor básica

Basicamente, você precisa diferenciar entre cores quentes e cores frias; cores claras e escuras; cores vibrantes e apagadas.

Vamos às definições básicas:

As cores quentes típicas são vermelho, laranja e amarelo. Elas remetem ao sol, ao fogo e ao calor e têm a habilidade de trazer força e personalidade para um ambiente.

Cores quentes parecem avançar, portanto podem fazer ambientes grandes parecerem mais aconchegantes e ambientes escuros e sem luz natural, mais calorosos. Elas certamente trarão uma dose extra de energia, então verifique se estão de acordo com o seu desejo.

As cores frias típicas são verde, azul e violeta. Nos fazem lembrar da água e do céu, e normalmente provocam calma e relaxamento. Seu efeito visual é o de retroceder e, portanto, podem fazer um ambiente parecer maior; também podem trazer frieza, distância e formalidade. Além disso, essas cores funcionam muito bem quando são banhadas por luz natural.

Cores claras são todas as que trazem branco na sua mistura;elas passam sensação de descanso, quietude, inocência e relaxamento.

Cores escuras são as que trazem preto na sua mistura. Essas tonalidades transmitem seriedade, sofisticação, maturidade e dramaticidade.

Cores vibrantes são todas aquelas que mais se aproximam da versão “pura” da cor, são muito vistosas e atraem muito o nosso olhar, chamam muito a nossa atenção. As tonalidades mais vibrantes inspiram excitação, alegria, movimento, ação e dinamismo.

Cores apagadas têm o cinza na sua mistura. São cores de alguma forma similares às cores claras, mas dependendo de quão “sujas” elas sejam, podem parecer sérias, sem vida ou antigas.

Agora que você já conhece os conceitos da teoria da cor que considero básicos, vou te dar uma ótima dica: na grande maioria das vezes, a escolha da cor adequada depende mais da tonalidade do que da cor em si. Ou seja, muitas vezes o necessário é um pequeno ajuste para chegar à cor certa.

Antes de abandonar determinada cor, e sempre que você goste dela, considere uma tonalidade mais clara ou mais escura, mais vibrante ou mais apagada dessa cor.

  1. Cores neutras, não precisam ser entediantes

Branco, preto, bege, creme, cinza e marrom são cores que ficam ótimas para colorir a casa com beleza, sofisticação e personalidade.

Mas atenção! Há quem pense que colorir ambientes usando cores neutras seja fácil, mas para falar verdade, não é tão simples quanto parece. Para que esses ambientes não fiquem entediantes é importante seguir algumas orientações:

Utilize diferentes tonalidades, mais claras e mais escuras. A variedade de tonalidades proporciona uma textura, daquelas que podem ser vistas e sentidas. Sinta-se livre para misturar madeira com tricô, lona com seda, metal com tijolo, alto brilho com fosco, áspero com suave e assim por diante.

O importante é pensar em trazer elementos que forneçam harmonia ao olhar, não ficando cansativo, quebrando a monotonia – pode ser o design da mobília, uma peça de destaque, uma obra de arte querida, um arranjo deflores em cima da mesa ou até uma estampa marcante.

Enfim, ambientes em cores neutras podem ainda receber uma sutil camada de cor em tonalidades claras ou apagadas, ficando mais charmosos!

  1. Deixando os conceitos para atrás

“Pequenos ambientes só podemos utilizar cores claras”

“Cores escuram deixam os ambientes fechados e escuros”

“Utilizar cores em grandes áreas o fará enjoar dela”

“ O único lugar da casa para ousar é o lavabo”

Há muitas regras e conselhos sobre como deve ou não usar cores na sua casa. 

Abra sua mente e se disponha a desafiar esses conceitos, mantendo uma única ideia: como ter a casa colorida!

  1. Explore novas formas de usar cores

Hoje em dia há tantas, mas tantas possibilidades para usar cores que realmente vale a pena parar um minuto para pensar. Você pode pintar o teto de um ambiente com o azul e as paredes de branco ou gelo. Uma ideia que gosto muito, portas e parede pintadas na mesma cor – adoro com tom rosa!A composição no ambiente de duas ou três cores juntas, com desenhos geométricos. As opções são tantas!

  1. Use amostras de cores

Quando realizamos uma pesquisa de cores on-line, a cor é relativa às definições da tela do computador; levar essa cor da tela até sua casa é outra história. Utilize amostras físicas para escolher cores do ambiente.

As marcas de tintas, tem a amostra da cor da tinta em latinhas pequenas para teste.

Não deixe de fazer o teste,é algo que nunca deve ser ignorada, pois antes de comprar galões de tinta, contratar um profissional ou você mesmo começar a pintar a casa, é preciso ter certeza de que está investindo dinheiro e tempo na cor desejada.

Quando estiver escolhendo as cores de outros revestimentos,como estofados, papéis de parede e até marcenaria, peça sempre amostras para os fabricantes e fornecedores e vá compondo o seu mood board. Nada melhor do que ver tudo em sintonia.

  1. Sim, quem mora junto também conta na escolha.

Ainda que a cor seja universal, bem sabemos que temos opiniões muito pessoais quanto às nossas preferências.Especialmente quando entram em jogo questões de estilo e tendências, escolher cores em conjunto pode gerar um estresse extra. É importante conversar para se chegar a um acordo a respeito das cores que atendam a todos os envolvidos. Uma boa sugestão é sempre começar expondo quais sensações o casal ou os companheiros da casa gostariam para cada ambiente, e depois chegar a um acordoem quais cores e tonalidades expressam essas sensações.

  1. Decida se quer manter a paleta de cores em todos os ambientes ou não

Se a casa é pequena ou tem uma planta de tipo aberta em que da cozinha é integrada com a sala de estar, ter uma paleta da mesma cor dá unidade e amplitude ao ambiente. No entanto, a forma como as cores variam de ambiente para ambiente depende inteiramente de uma escolha. Também pode querer gerar uma ilusão de ambientes mais separados e usar a cor para trazer esse efeito mediante paletas contrastantes, não há regra, somente escolhas!

  1. Contrate um profissional para a escolha das cores

Se você deseja uma nova paleta de cores para alguns ambientes ou para toda a casa, mas mesmo seguindo essas dicas fica na dúvida sobre quais cores escolher, uma consultoria profissional pode ser de grande ajuda.

Portanto, mãos à obra! Siga essas dicas e tenha a casa colorida com alegria!

Lembre-se que ao trabalhar com cor o efeito final varia, dependendo de vários elementos, como a luz ou o design geral do espaço.

Essas dicas têm o objetivo de incentivar e introduzir noções básicas para a seleção de cores para a casa.

Sabendo da importância que as cores exercem em um ambiente, o principal para realizar a transformação em no espaço é buscar sempre informações que contribuam para uma tomada de decisão tranquila e segura!

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983