Encontrando harmonia entre os revestimentos de piso e paredes.

A variedade de opções para os revestimentos de pisos e paredes é um desafio na hora da escolha, deixando muitos em dúvida para deixar seu ambiente encantador!

A harmonia entre texturas, formatos e cores é essencial para um bom resultado.

A consultoria de um profissional da área pode ser extremamente útil. Com o acompanhamento de um arquiteto ou designer de interiores é possível elaborar um projeto, atentando-se para as necessidades do cliente e do espaço.É importante compreender o que se deseja transmitir no seu espaço.

O que é melhor, usar o mesmo material em ambos ou ousar e misturar padrões totalmente diferentes?

A verdade é que não existe uma regra a ser seguida e se essa for a sua vontade, saiba que é perfeitamente possível misturar pisos e revestimentos diferentes em um mesmo ambiente.

A grande questão é como combiná-los!

Para isso, é necessário fazer uma análise de toda a composição da decoração do ambiente.

Combine cores

A combinação de cores é um ponto muito importante em qualquer projeto de decoração. (Veja mais sobre cores neste outro post)

Se você deseja um estilo clássico, misturar diferentes tons de nude ou apostar em cores contrastantes como preto e branco, pode ser uma excelente combinação.

Mas se a sua intenção é um estilo alegre para o espaço, os tons mais vibrantes podem proporcionar um ótimo resultado.

Revestimentos nos tons de vermelho, laranja, amarelo e marrom, ou seja, cores quentes são ótimas para ambientes com maior circulação de pessoas, como salas, cozinhas e ambientes comerciais.

Já em lugares muito pequenos, essa combinação acaba trazendo uma sensação de sufocamento quando há muitas pessoas no mesmo espaço.

Revestimentos com cores quentes tanto no chão quanto nas paredes ficam ótimos contrastando com um revestimento claro. Essa combinação dá uma sensação de amplitude ao espaço.De uma maneira geral, as cores mais quentes remetem ao aconchego e estabilidade.

As cores frias, por suas propriedades calmantes, combinam com ambientes de relaxamento.

O ideal é o uso em espaços com menor circulação de pessoas e uma maior tendência ao relaxamento, como quartos ou banheiros.

Também é o caso de espaços reduzidos, em que as cores frias e claras dão certa amplitude, especialmente com a luz natural.

O branco, é a cor ideal para passar um aspecto de higiene ou pureza.

Além disso, a instalação de piso vinílico em uma cor clara, pode ser a escolha certa para espaços pequenos ou pouco iluminados. Também pode combinar com diversas opções de cores para as paredes.

A cor preta nos revestimentos proporciona estilo e elegância, razão pela qual, tecnicamente, ela é recomendada para espaços amplos, mas há cozinhas pequenas e com boa iluminação onde o revestimento preto nas paredes fica muito bacana.

Combine formas e texturas

Além das cores, também podemos utilizar materiais com diferentes acabamentos e texturas.

Algumas opções para o revestimento das paredes:

  • Papéis de parede ou tecidos diversificados;
  • Madeira ou materiais que imitam madeira;
  • Porcelanatos, cerâmicas, pastilhas ou ladrilhos hidráulicos;
  • Massa texturizada e pintura;
  • Tijolos aparentes
  • Materiais naturais, como bambu ou fibra de coco;
  • Pedras, mármore ou granito;
  • Painéis 3D, com diferentes tipografias.

E para o revestimento dos pisos:

  • Cerâmicas
  • Porcelanatos
  • Laminados de madeira
  • Granito ou mármore,
  • Piso vinílico
  • Tacos
  • Assoalho de madeira
  • Pedras naturais

Combinar acabamentos e texturas de revestimentos de pisos e paredes tem a ver com uma série de fatores, mas nunca esquecendo a segurança.

Peças lisas e brilhantes facilitam a limpeza e, após molhadas, secam mais rápido. Porém as áreas molhadas como áreas externas, bordas de piscina, banheiros, cozinhas e áreas de serviço, estão sujeitas ao risco de escorregamentos e quedas. Existem revestimentos antiderrapantes para esses tiposde espaço.

Alguns exemplos de combinações:

Tijolos aparentes para a parede com um belo piso de madeira, vinílicos ou laminados, aconchegante e, ao mesmo tempo, sofisticado.

Outra combinação que costuma dar super certo é o uso de porcelanatos, cerâmicas ou pedras no piso em conjunto com o clássico papel de parede.

Vale apostar em um revestimento 3D com um piso polido ou misturar a cor do azul marinho da porta de entrada com piso e parede em acabamento de cimento queimado.

É possível, por exemplo, misturar revestimentos com estampas triangulares e um piso de ladrilho hidráulico. São diversas opções, basta ter muita criatividade e equilíbrio para manter a harmonia do espaço!

Fonte: cec.com.br

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983