Como administrar a sua obra? (Parte 2)

Dicas e orientações técnicas!

Por Elisa Cezere

Instalações Elétricas

Qualquer mudança nas instalações elétricas deverá ser feita por um profissional (eletricista). A mudança da posição das tomadas ou mesmo o aumento na sua quantidade, deve ser avaliado para não sobrecarregar as instalações.

Não se esqueça de observar a tubulação embutida nas paredes. Nunca se deve passar a fiação sem essa tubulação.

Instalações Hidráulicas

Verificar se as instalações foram feitas com tubos e conexões adequados. Nunca aquecer uma tubulação para o encaixe de outra, ou para fazer uma curva na tubulação. Há conexões adequadas para isto. Este aquecimento causa danos à parede da tubulação e pode trazer vazamentos no futuro!

Revestimento de paredes e piso

Quando o material chegar à obra, verificar sempre se foi o escolhido e se o lote é o mesmo, pois sendo de lotes diferentes, pode haver diferença na tonalidade das peças.

Trabalhos em Gesso

Na contratação deste trabalho, peça a empresa ou ao profissional, referências de trabalhos realizados anteriormente para sua conferência.

No processo de construção de uma edificação, são empregados vários tipos de materiais de comportamentos diferentes; as placas de gesso também têm essa característica e por isso, a junta de dilatação, popularmente conhecida como tabica ou baguete, não é um mero detalhe de acabamento e sim, uma técnica para que o forro não fique fissurado com a movimentação das
placas devido a temperatura.

Caso faça a opção do forro com moldura, fique ciente que seu forro precisará sempre ser reparado, pois irá fissurar.

Todos os trabalhos efetuados na construção civil possuem um caráter artesanal e o acabamento em gesso é um deles. Se o forro de gesso for mal executado e em desnível, não há como reparar – será necessário demolir e refazer o serviço.

Pintura

Para forros em gesso:

Inicialmente, faça uma avaliação na superfície, verificando se não há nenhuma falha nas juntas e se o forro está totalmente seco. Se tudo estiver de acordo, inicia-se a aplicação da massa corrida para interiores em todo o forro e não somente no encaixe entre as placas de gesso. Este procedimento garante uniformidade no acabamento da superfície do forro. As superfícies de gesso podem receber qualquer tipo de tinta que atenda às normas das especificações da Norma ABNT NBR 15079 – Tintas para construção civil- Especificação dos requisitos mínimos de desempenho de tintas para edificações não industriais – Tintas látex nas cores claras.

Para parede:

Avalie se as paredes estão niveladas e lisas. Para um acabamento mais sofisticado, aplique massa corrida PVA em todas as superfícies.
Há no mercado, várias marcas de tintas látex, base PVA ou acrílica, que dão um acabamento fosco, semi brilho ou acetinado.

Fosco: é o acabamento mais contemporâneo e disfarça as imperfeições das paredes;
Semibrilho: reflete suavemente a luz, ressaltando a superfície da parede;
Acetinado: faz com que as paredes adquiram leve brilho e toque aveludado.

Mas, e as cores, como vamos escolher?

Inicialmente, precisamos definir o que é cor!
Cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos em nossos olhos e que é interpretada em nosso cérebro.

Ela tempera nossas vidas e pode afetar o modo como nos comportamos, sentimos e percebemos o mundo ou nos orientamos num determinado espaço. Por isso, recomendamos cuidado na sua escolha.

Dica!

Escolha cores para criar uma atmosfera mais aconchegante e acolhedora.
As cores quentes são: laranja, vermelho e amarelo.
Cores frias: azul, violeta e verde.
Utilize cores claras para aumentar a sensação espacial de um ambiente pequeno.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a psicologia das cores:

Azul: Não existe cor mais natural, suave ou refrescante do que a cor do mar, da água, do céu e do gelo. É a cor da tranquilidade, da harmonia, da paz e da devoção.

Violeta e Roxo: Simbolicamente representam sensibilidade, intuição, espiritualidade, bom gosto e sofisticação. Ajudam a desenvolver a percepção.

Vermelho: A mais quente e dramática das cores, o vermelho estimula os sentidos e seduz a mente. É romance, paixão, drama, emoção, vitalidade, energia, calor e também agressividade.

Laranja: A energia física e dinâmica do vermelho associada à intelectualidade do amarelo proporciona diferentes e interessantes matizes, que aconchegam, estimulam o otimismo e elevam
o espírito. A cor laranja é considerada como a que mais estimula a sociabilidade. É a cor da criatividade, do divertimento, da alegria e do humor.

Amarelo: Sol e luz. O amarelo é a cor da infância, alegre, espontânea e divertida. Revitaliza o espírito e ilumina a alma. Simboliza a riqueza. Estimula a criatividade, o intelecto e o poder. É muito versátil, ajudando a estimular a digestão e a comunicação.

Verde: Natureza e floresta. Associada ao equilíbrio e à harmonia é uma cor que sugere honestidade, estabilidade e confiabilidade. Cor da esperança e do compartilhamento. Confortante e calmante.

Preto: Não é considerado cor, mas atua na mente e no físico. É sóbrio, masculino e impessoal. Embora associado à escuridão e à morte, as culturas ocidentais o colocaram no centro da moda, como uma cor sofisticada e excêntrica, fazendo da sua combinação com o branco, um must. Para o feng shui, o preto é poder e dinheiro.

Branco: Neutro, é a cor do inverno nos países frios e da lua cheia. Simboliza inocência, fé e pureza, e está associado à alegria e à claridade. Cor da higiene e da saúde, o branco é a cor ideal para cozinhas, despensas, banheiros e consultórios médicos e dentários.

Cinza: Neutra e estável! Mistura de branco e preto, a cor cinza está associada à sabedoria, idade e também ao estresse e a fadiga. Grandes áreas de cinza podem ficar sem vida e tristes. Utilizada com detalhes em cores quentes, harmoniza o ambiente!

Portanto, a solução ideal é uma composição equilibrada!

Faça suas escolhas e divirta-se definindo o seu espaço de viver. Está em busca de um novo lar? Aplique essas ideias em seu novo apartamento no Essencial Ilíria!

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983