Como administrar a sua obra? (Parte 1)

Depois do planejamento da obra feito e validado por você, chega a hora de pensar na administração da reforma!

Esta é a primeira parte de duas deste texto, não se esqueça de passar por aqui nos próximos dias para conferir a segunda parte.

Por Elisa Cezere

Como envolve uma quantia significativa de recursos, entendemos que é importante que os fornecedores e/ou prestadores de serviços, tenham a consultoria de um arquiteto e/ou engenheiro civil. O trabalho desempenhado por esses profissionais é fundamental para manter o custo dentro do estipulado, bem como obter o melhor resultado técnico possível dentro do orçamento estabelecido para execução das seguintes atividades:

  1. Readequação das instalações elétricas;
  2. Readequação das instalações hidráulicas;
  3. Execução dos revestimentos de paredes;
  4. Execução dos trabalhos em gesso;
  5. Execução dos revestimentos de piso;
  6. Execução dos trabalhos de pintura;
  7. Execução dos trabalhos de marcenaria;
  8. Execução dos trabalhos de iluminação e;
  9. Execução da ambientação dos espaços.

Planejando…

Como ponto de partida, você deve determinar o estilo que mais lhe agrada e que combina com a família, podendo ser contemporâneo, esportivo, moderno, clássico ou regional.

Para a definição do estilo, devem-se pesquisar em revistas especializadas em decoração, programas de TV, filmes e até mesmo na internet, imagens de mobiliário, formas, cores, texturas, luminárias, acessórios, tecidos, revestimentos, obras de arte, etc. Esse exercício da pesquisa leva você a descobrir pontos interessantes da sua personalidade e a dos seus familiares.

Com esse material em mãos, busca-se em lojas de móveis projetados o layout para os ambientes, principalmente, cozinha, dormitórios e banheiros.

Para a cozinha, deve-se determinar se haverá ou não, base em alvenaria revestida para apoio dos armários baixos. Nessa fase também podemos decidir pela substituição ou não das bancadas e tampos em granito e mármore.

Os móveis das salas de estar e jantar podem ser escolhidos posteriormente. Com o layout do mobiliário aprovado, chega a hora de decidir se os revestimentos existentes nas áreas molhadas serão substituídos. Com essa mesma planta baixa, escolhe-se em lojas especializadas em revestimentos, os novos materiais. É através dessa planta baixa que os consultores de venda determinarão a quantidade necessária de revestimento, argamassa colante, rejunte, etc.

Definidos esses itens, partiremos agora para elaboração do projeto de gesso e iluminação. Novamente a mesma planta baixa, agora com o layout dos móveis, será utilizada para definir o tipo de forro e detalhes em gesso, bem como o cenário com a iluminação.

Hora da execução! Mãos à obra!!!

A primeira atividade programada, tão logo você esteja com as chaves em mãos, será a retirada dos materiais que serão substituídos, ou seja, os espelhos, tomadas e interruptores elétricos; as louças e metais sanitários; os tampos, bancadas e os revestimentos dos pisos e paredes das áreas molhadas.

Com os ambientes livres do entulho e da sujeira, inicia-se a readequação das instalações elétricas e hidráulicas, a execução da base em alvenaria para apoio dos armários na cozinha e a colocação dos revestimentos nas paredes.

Promove-se então a conferência, pelas lojas de móveis planejados, das dimensões físicas dos ambientes para liberação oficial da fabricação do mobiliário. As bancadas e tampos também terão as dimensões conferidas nesta etapa.

Em seguida, entra em cena o pessoal do gesso para execução dos forros, sancas e molduras conforme indicado no projeto. Esse pessoal geralmente tem uma equipe própria de eletricistas para readequação da fiação necessária para o projeto de iluminação, inclusive com a colocação das luminárias.

Após o gesso, agora os espaços estão liberados para colocação do revestimento dos pisos, que poderá ser cerâmico, madeira corrida, laminado ou outro que venha a ser definido.

É chegada a hora da pintura das paredes e tetos! Para proteção do revestimento do piso recém-colocado, deve-se forrá-lo com um papelão corrugado desenvolvido especialmente para essa função.

Caso se adote um piso em madeira corrida, a operação de raspagem e aplicação de resina deverá ser efetuada após a finalização da pintura.

O imóvel agora já pode receber, os tampos e bancadas.

Nessa fase, tanto o eletricista quanto o encanador devem finalizar os detalhes. Caso necessário, o pessoal da pintura também efetuará os arremates.

Ufa… chegou a hora da limpeza!!!

Faça uma limpeza antes de receber os armários e após eles montados, reforce com uma limpeza fina para receber os eletrodomésticos, os equipamentos eletroeletrônicos, a mesa de jantar, cadeiras, sofá, cama, os móveis complementares, louças, tapetes e acessórios, completando
assim a decoração dos ambientes.

Lembre-se: morar em um espaço agradável, arejado, bem iluminado e com a sua cara, traz muito mais conforto, qualidade de vida e bem-estar para qualquer pessoa.

Mudar é preciso! Quando você muda, o lugar em que você mora deve também te acompanhar e se adaptar a você, e não o contrário!

Não se esqueça de passar por aqui nos próximos dias e conferir a conclusão deste texto, até lá!

Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil. Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu Instagram @lisa_casa_linda. Contato: (11) 99774-9983