Por Elisa Cezere
A história de vida das pessoas se reflete no seu lar, com dados interessantes sobre os aspectos da personalidade de cada um dos seus moradores, através da escolha de estilos, cores, composições, mobília e acessórios.
Desde a pré-história, o ser humano tem a necessidade de imprimir sua marca no espaço onde habita, registrando sua passagem e o seu domínio territorial.
Uma casa, por si só, não é um lar – é um objeto arquitetônico inanimado, destinado ao abrigo do ser humano. Somente após um processo comportamental de domínio territorial, esse espaço se transforma em lar.
A casa é o nosso canto e referência no mundo; podemos dizer que é o nosso primeiro universo, e da mesma forma que o ser humano, a casa passa por ciclos – nasce, cresce e morre, e nesse processo de “vida”, se renova conforme a alma e as vicissitudes da vida de seus ocupantes, acompanhando as suas transformações. Assim, quando idealizamos a ocupação de uma moradia, percebemos que ao final da construção nem tudo está pronto para morar! Ainda faltam os hábitos dos moradores, que junto com eles, chegarão ao espaço…
Apesar de ser um imóvel, uma casa nunca será estática. Como dito acima, ela acompanha as transformações dos seus moradores, reciclando seus valores através de novos arranjos e espaços, cores e tecidos, móveis e luminárias, planos e lembranças.
É uma renovação interior e uma oportunidade de revisão do passado, descartando tudo aquilo que não mais diz respeito ao indivíduo, abrindo-se espaço para novas experiências e sensações…
Fica até difícil avaliar se as pessoas transformam suas casas por uma necessidade de renovação interior, ou se é essa renovação interior que provoca a transformação e busca por novos espaços…
Sendo assim, cada moradia é única e deve, portanto, ser pensada de forma individualizada e livre das tendências do mercado, pois a casa é, ao mesmo tempo, vidro e espelho, reveladora, intimista e essencial aos seus moradores!
Neste espaço que criamos com carinho para os clientes do Essencial Ilíria, haverá ideias criativas e bacanas para sua morada!
Este é o primeiro post de uma série de participações especiais que teremos aqui no blog da Yazigi & Chamas. Traremos diferentes visões sobre o mercado imobiliário, arquitetura e tudo que circula neste mundo de transformar um imóvel em um lar.
Fonte: Diário de Goiás
Elisa Cezere é Engenheira Civil formada pela Escola de Engenharia Mauá e Pós graduada em Design de interiores e iluminação pelo IPOG. Possui experiência profissional de mais de 30 anos, tendo atuado como diretora técnica em empresa construtora e incorporadora. Também é consultora técnica em gerenciamento e fiscalização de obras em empresa de engenharia e arquitetura, além de gestora de obras em projetos de reforma e construção civil.Você pode encontrar mais sobre o trabalho de Elisa em seu instagram @lisa_casa_linda..